Uso de Escâneres em Segurança Radiológica, por que a capacitação é indispensável.
Uso de Escâneres em Segurança Radiológica, por que a capacitação é indispensável.

Após um longo período sem escrever em meu blog, volto a fezẽ-lo neste momento em que o mesmo esta sofrendo a maior transformação deste que iniciei o projeto de manter um site/blog para divulgar informações técnicas e disponibilizar meus materiais de aula e palestras com intuito de ajudar em uma área que infelizmente se mantem carente de artigos, textos que sirvam de base para a formação de conhecimento na área de tecnologia em radiologia.

E para esta nova fase de meu site, em que meu blog foi incorporado a ele, acredito que retomar ao tema de segurança radiológica e o uso de escaneres para tal, seja em controlde de bagagens em aeroportos, cargas em portos ou ainda os escaneres corporais que começam a ser utilizados nos presídios em substituição a famigerada revista íntima é extremamente atual e necessário.

Em 2013 escrevi sobre o tema falando do uso destes equipamentos nos grandes eventos, que haviam sido realizados até aquela data, Jogos Pan e ParaPan de 2007, Jogos Mundiais Militares em 2011, Rio+20 em 2012, Copas das Confederações e JMJ em 2013. E lá alertava que muitos não sabiam é queocorreram ações de segurança radiológica tanto para as autoridades e atletas presentes como para o público que participou dos mesmos.

Isto infelizmente não mudou ou mudou muito pouco e hoje em 2017, temos no controle de bagagens em aeroportos e nos equipamentos que são instalados nos acessos destes eventos pessoas sem formação adequada, para dizer um mínimo, pois não se pode considerar como formação profissional um curso com uma duração de 28 horas, isso mesmo 28 HORAS.

Caros como se pode considerar como formado um profissional, que vai lidar com um equipamento que emite raios X, em modo de escopia, com um curso de 28 HORAS? O que ele estudou sobre radiação ionizante? Sobre proteção Radiológica? Sobre efeito estocástico? Sobre formação da imagem? O que ele estudou para no caso de um mal funcionamento do equipamento poder proteger a população? Sim proteger a população, pois ela se encontra em área de risco potencial se houver um mal funcionamento do equipamento.

As empresas que utilizam e empregam estas pessoas alegam que atuam em área de segurança e consequentemente fora de área de saúde e de indústria e assim não estariam sujeitas a fiscalização do sistema CONTER/CRTR. Ou seja podem empregar qualquer um, bastando apenas um "maravilhoso" curso de 28 horas.

E tem mais, pois as empresas que estão instalando escaneres corporais nos presidios estão indo no mesmo caminho, ja que nos escaneres de bagagens pode, por que não nos presídios? E ainda contam com a visão preconceituosa da sociedade que acredita que mães, mulheres, filhos e crianças de presos não merecem preocupação e atenção.

Caros esta situação merece uma atenção muito grande, pois QUALQUER ÁREA que envolva o uso de radiação ionizante SOMENTE deve contar com a atuação de profissionais devidamente capacitados e em áreas de tecnologia em radiologia, que é o caso dos escaneres com uso de radiação ionizante, somente os profissionais vinculados ao sistema CONTER/CRTR devem operá-los, pois estudam para isso e a sociedade pode sim cobrá-los, o que não pode ser feito hoje.

A sociedade espera que nós, profissionais das técnicas radiológicas, não fiquemos calados diante disto, pois sempre seráco brado mais daquele que detem o conhecimento. Não podemos continuar omissos diante deste fato, em que trabalhadores estão sendo ocupacionalmente expostos, sem nenhum controle e mais ainda, que pessoas do público, mulheres e crianças, sigam sendo expostas ao risco potencial em função de um mal funcionamento do equipamento ou de uma imperícia na operação do mesmo.

Caros colegas tecnólogos e técnicos em radiologia sempre bati muito no tema da ambição dos tecnólogos e técnicos em radiologia e vejo este tema, como também em outros de atuação dos profissionais das técnicas radiológicas fora da área fora da área de saúde, que irei abordar em outros textos neste meu novo blog, muito representativos desta ambição. Tenhamos a ambição e determinação para buscar estes espaços, pois se não o fizermos outro profissional o fará.

Até a próxima.

 

 

 

 

 


Luciano Santa Rita Oliveira

Mestre em Radioproteção e Dosimetria

Pós Graduano em Gestão da Saúde e Administração Hopitalar

Técnologo em Radiologia

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

www.lucianosantarita.pro.br

tecnologo@lucianosantarita.pro.br

Desenvolvido por Thiago Moura e Sabrina Naud