MONOGRAFIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Para os que ainda não sabem minha trajetória na radiologia foi um pouco diferente da maioria. Eu sou oriundo das áreas de indústria e pesquisa, tendo tomado conhecimento das atividades da radiologia diagnóstica apenas quando realizei minha graduação e desta forma meu conhecimento de um ambiente hospitalar era limitado. Assim, tendo a necessidade de conhecer melhor este ambiente resolvi cursar uma pós-graduação em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar, adequando melhor minha formação. Sou professor e ao encontrar os alunos em último período, sou questionado por eles sobre: QUAL PÓS-GRADUAÇÃO DEVO FAZER? Caros, a minha resposta é sempre a mesma: você deve fazer uma pós-graduação em uma área que goste e pretenda exercê-la ou em uma área em que você acredite que sua formação ainda permanece deficiente. Sua escolha passando por estes critérios, a pós-graduação escolhida terá um proveito enorme em sua capacitação profissional. A seguir lhes apresento minha monografia de pós-graduação cujo título é: Gerenciamento das informações dos clientes de um serviço de radiodiagnóstico de um hospital de médio porte, com enfoque em qualidade

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo mostrar como uma metodologia para o assentamento dos dados dos clientes de um serviço de radiodiagnóstico de um hospital de médio porte torna-se uma ferramenta de organização, controle, registro, pesquisa e supervisão de dados estando em consonância com modelos de qualidade e atendendo aos requisitos operacionais da portaria 453. Sendo capaz de fornecer informações importantes para a gestão do serviço de radiodiagnóstico, permitindo ganho de eficiência com minimização dos erros na execução dos procedimentos radiológicos, atividades imprescindíveis ao funcionamento do serviço.

ABSTRACT

This job has the main goal to show how one methodology to note down the client data of one radio diagnostic service of one medium hospital can become one organization tool, control, operational registry, data research and supervision being in agreement with quality models and being whiting operational requirements of the Portaria 453. It can be possible to produce important information to an radio diagnostic service management, making it possible an efficiency improvement with execution error reduction in radiodiagnostic procedures, that is very important to the service set going.

INTRODUÇÃO

O hospital ou organização prestadora de serviços de hospitalares (OPSH) desenvolve uma função determinante na vida das pessoas. Os clientes desta organização são formados por clientes internos: corpo clínico e funcionários; e clientes externos: paciente/cliente, familiares e financiadores da assistência a saúde. Sua missão não deve apenas limitar-se a restaurar a saúde do paciente mas ir além. Segundo definição da Organização Mundial de Saúde o hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde. Tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços extensivos à família, em seu domicílio e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais. Num ambiente cada vez mais competitivo, marcado por transformações sociais e tecnológicas, torna-se necessário rever o tipo de gestão que esta organização esta recebendo. A gestão de uma organização hospitalar necessita enxergar seus clientes e identificar o que eles necessitam. Ela precisa identificar o novo perfil do seu cliente: mais exigente e mais consciente de seus direitos. As organizações prestadoras de serviços, entre elas o hospital, devem seguir um novo estilo de gestão marcado pela melhoria da qualidade, objetivando maximizar os benefícios aos pacientes, otimizar o uso dos recursos da organização, obter níveis de excelência nos procedimentos administrativos e clínicos e no atendimento das necessidades dos pacientes, reduzir custos e eliminar o desperdício, e garantir a máxima satisfação dos clientes sejam eles internos ou externos (MEZOMO, 2001). O serviço de radiodiagnóstico de um hospital responde por uma especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico para auxiliar no tratamento dos pacientes/clientes utilizando como suporte técnico fundamental as imagens e os dados morfológicos e funcionais obtidos por meio de radiações ionizantes. Entretanto, a eficácia e o sucesso de tal exame depende da produção de imagens com qualidade diagnóstica. Radiografias sem qualidade diminuem a probabilidade de diagnóstico correto, desacreditando a imagem radiológica como instrumento eficaz de gerar este diagnóstico, ocasionando a realização de outros exames e comprometendo a qualidade percebida pelo cliente de saúde do serviço prestado. O gerenciamento das informações dos clientes de saúde de um serviço de radiodiagnóstico desempenha papel fundamental para a obtenção do produto final do serviço, radiografias com qualidade diagnóstica A maneira como se controla e registra todos os eventos relacionados ao cliente de saúde desde sua chegada ao serviço de radiodiagnóstico até sua sua saída com o exame ou encaminhamento do resultado ao médico solicitante, assegurando a integração e confiabilidade das informações torna-se a principal ferramenta para o gerenciamento do serviço (BURMESTER, 2003).

OBJETIVO

Para que o gerenciamento destas informações citadas seja obtida de forma eficiente, deve estar baseado na coleta, comparação e assentamento organizados de um grande volume de dados. Tendo como referencial teórico os autores das principais linhas de pensamento da qualidade como Deming, Juran, Crosby e o principal nome da qualidade em saúde Donabedian, é retratada neste trabalho, uma metodologia que foi desenvolvida a partir dos dados de atendimentos assentados referente aos anos de 2000 e 2001 coletados durante a realização do projeto técnico-científico - Avaliação dos procedimentos em Radiodiagnóstico Convencional, com ênfase em Proteção Radiológica - de caráter não militar realizado no Hospital de Guarnição da Vila Militar, uma organização militar de saúde do Exército, visando organização, controle, registro e supervisão de dados de um serviço de radiodiagnóstico de um hospital oficial de médio porte localizado na cidade do Rio de Janeiro (OLIVEIRA, 2002).

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Luciano Santa Rita Oliveira

Mestre em Radioproteção e Dosimetria

Pós Graduano em Gestão da Saúde e Administração Hopitalar

Técnologo em Radiologia

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